Mos Def - The Ecstatic

quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Tá ai, o tão esperado quarto albúm solo de um dos melhores MC's que já viveram no planeta terra. Dante Smith, "The Boggie man" ou mais popularmente conhecido como Mos Def. Lembro a primeira vez em que ouvi ele rimar, juntamente com outra fera do microfone Talib Kweli, na dupla que eles formaram chamada Black Star. Já achei incrível as melodias que Mos Def criava nas linhas vocais, que se diferenciavam completamente do "flow" de outros MC's. Logo depois veio o primeiro albúm solo, "Black on both sides" que na minha modesta opinião é o disco que fecha os anos 90 com chave de ouro. Os dois discos seguintes, The New Danger (2004) e True Magic (2006) não me chamaram muito a atenção. Pensei: Será que o Mos Def já era?
Pergunta idiota, porque quando um cara tem talento uma hora ou outra ele sempre surpreende. E ai está a surpresa, The Ecstatic.
O disco é bom do começo ao fim, instrumentais trabalhadíssimos que flertam com o jazz e a soul music, tempos quebrados e criativos conduzidos por melodias e rimas matadoras. É o tipo de disco que te pega de primeira, você nem precisa se forçar a gostar. Destaco as músicas "No hay nada más" onde Mos arrisca um "spanenglish" e a que vem na sequencia, intitulada "Pistola" cujo refrão tem uma das melodias mais bonitas já feitas no Hip Hop.
Um puta disco, de um puta artista, que além de cantar e rimar com extrema qualidade, ainda é um ótimo ator.
Palmas para o Boggie Man!

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The Bellrays - Have a little faith

segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Em 1990 a vocalista Lisa Kekaula e o guitarrista Bob Vennum formaram o The Bellrays. Aproveitando o vozeirão quase Tina Tuner de Lisa, a dupla começou a carreira com uma sonoridade que se aproximava do R&B sessentista e mais tarde com a entrada do guitarrista Tony Fate, e a mudanã de Vennum para o baixo, a banda incorpou e modificou o seu som adicionando influências Punk-Rock ao vocal soul de Lisa Kekaula, uma coisa tipo som de Detroit, The Stooges, MC5, misturada ao swing de James Brown.
O que mais impressiona na banda, sem dúvida, é a voz da vocalista. Poderosa e com uma performance de palco enérgica, Lisa poderia facilmente ser eleita uma das musas atuais do rock & roll, colocando a hype vocalista do The Gossip no bolso. A primeira música deste disco, "Tell the lie" é uma paulada sonora, com um swing incrível, que faz qualquer um sair levantar da cadeira e sair andando. Com linhas de guitarra bem construídas e peso na medida certa, The Bellrays é a banda ideal para quem tem a alma do funk e a força do punk.

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The for carnation - The for carnation

terça-feira, 22 de setembro de 2009
Dificilmente eu posto algum disco que eu não conheça ou não tenha ouvido aqui, mas quando é uma camarada com bom gosto garantido que pede, como neste caso, é possível abrir uma exceção. Então, este disco é para o amigo santista Leonardo Marques.
The for carnation é uma banda de post-rock, formada em 1994 em Louisville, Kentucky. O único membro fixo da banda Brian McMahan, que também já tocou com Will Oldham, foi guitarrista do Slint e do Squirrel Bait. Esse disco foi lançado pelo selo Touch and Go records em 2000. A banda ainda inclui membros da consagrada banda de Chicago, Tortoise e também da banda Shipping News.


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Baby Huey - The Living Legend

domingo, 20 de setembro de 2009
Quase duzentos quilos de puro soul! Essa seria a melhor definição para o trabalho de Baby Huey.
Nascido em Richmond em 1944, Baby Huey tinha tudo para ter uma carreira musical promissora, dono de uma voz incrível e de uma presença de palco invejável, Huey foi também um dos primeiros a usar trajes extravagantes e psicodélicos dentro do cenário da "Black Music", antes mesmo de Sly. Começou a carreira tocando em clubes de Chicago na década de 60, e recebeu elogios de vários artistas, dentre eles Mick Jagger e Curtis Mayfield, este último foi o responsável pelo lançamento do único disco da carreira de Huey, que álias foi póstumo pois o artista morreu de ataque cardíaco antes do lançamento em 1970. A sonoridade deste disco raro de ser encontrado é um soul/funk com muito swing e viagens psicodélicas. A banda fazia jus ao talento de Huey, e uma de suas backing vocals (The Babysitters) era a então adolescente Chaka Khan, que mais tarde veio a se torna uma das divas da "Black Music". Segurem o peso sonoro de Baby Huey!

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Dan le sac vs. Scroobius pip - Angles

Combinando poesia, batidas eletrônicas, misturas a outras referências que vão do Punk à Motown. A dupla Dan le sac vs Scroobius pip, lançou em 2008 o seu primeiro disco completo, "Angles", após o lançamento de 3 EPs. A dupla se conheceu no colégio, mas só começaram a compor músicas juntos mais ou menos em 2006, quando David Meads (a.k.a Scroobius pip) levou algumas idéias de spoken word, para que Dan Stephens (a.k.a Dan le sac) pudesse remixar.
O som da dupla é definitivamente diferenciado, pois a viagem musical tem raízes no Hip Hop, mas as referência são inúmeras, o que transforma o disco em um trabalho extremamente original, com samplers surpreendentes e e letras inteligentíssimas. É complexo e ao mesmo tempo dançante, é político sem ser militante e com certeza vai agradar aqueles que gostam do experimentalismo inteligente e elegante, mas não dispensam uma boa festa.

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Zomby - Where Were U in 92?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Zomby é um produtor de música eletrônica londrino, cujo rosto nunca foi visto. Ninguém sabe realmente quem é o homem por trás da roupa ninja que geralmente ele sua em suas live performances. O som é o tipicamente londrino Dubstep. Estilo que surge em londres e se espalha rapidamente por toda a Inglaterra, principalmente através das raves e das rádios piratas. O Dubstep tem elementos do techno, drum and bass e dub. Alguns selos como Tempa, Tectonic, Hessle Audio, Immerse e Hyperdub, foram os pioneiros a se especializar no que eles chamam de U.K. Garage, que seria o Dubstep, que é geralmente instrumental e tem ênfase nos graves e efeitos com delay, e o Grime, que seria o co-irmão do Dubstep, mas se diferencia por estar mais próximo do Rap, tendo MC e Raggamen nos vocais, e uma sonoridade mais áspera e dura.
Atualmente tenho ouvido muito a "nova música" eletrônica que esta sendo produzida em londres, e espero que este disco sirva de aperitivo para vocês descobrirem uma sonoridade nova que com certeza ainda nos dará muitos bons frutos! Dub your head!

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The Jai-Alai Savant - Flight of the Bass Delegate

quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Desde o final da década de 70, início da década de 80, algumas banda envolvidas direta ou indiretamente com o movimento punk ou pós-punk, descobriram a música jamaicana e sentiram que ali havia uma fonte de inspiração e a oportunidade de um diálogo musical direto. Nesta onda embarcaram The Clash com seu "Sandinista!" em 1980, a banda The Ruts e a sua mistura de punk-rock e ska, e até mesmo a popular banda The Police. Todos de certa forma tem uma pitada jamaicana no seu som e é nesta mesma onda que mais de 20 anos mais tarde, o The Jai-Alai Savant embarca. Esse disco é o único da banda e foi lançado em 2007, mas antes dele há também 2 EPs, todos lançados pelo selo do guitarrista malucão do The Mars Volta; Omar Rodriguez, Gold Standart Labs. É abertamente uma mistura de indie rock e dub, com músicas extremamente energéticas. Músicas para trepidar o chão e fazer dançar, com naipes de metais, delays, reverbs e guitarras psicodélicas. Com certeza o The Jai-Alai Savant agradará tanto os rockeiros moderninhos, quanto os Dubheads de plantão, vale muito a pena ouvir de preferência bem alto!!!

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