Gastr del Sol - Upgrade & Afterlife

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Com membros de bandas já consagradas no que podemos chamar de Avant-Garde Rock, como por exemplo David Grubbs (Slint), John McEntire (Tortoise / The sea and the cake), Jim O' Rourke que colaborou em alguns discos do Sonic Youth e Bundy K. Brown membro fundador do Tortoise e uma referência em termos de produção musical para muitas bandas da cena Avant-Garde de Chicago. O Gastr del Sol é uma banda com um sinal de menos e um ponto de interrogação. A complexidade de suas canções faz com que muitos ouvidos não muito acostumados com texturas musicais intimistas e minimalistas, desistam a primeira ouvida. O vazio caracteriza a banda. Minutos de silêncio (o que inevitavelmente nos remete a obra 4'33 de John Cage) ou apenas dedilhados de violão ou notas dispersas no piano, criam o clima ideal para as explosões de ruídos que emergem entre uma canção e outra. Mas do que experimental, o Gastr del Sol é uma banda original e intrigante. Música para poucos!

Link para baixar: http://www.mediafire.com/?hmthupozt2m

Ulver - Shadows of The Sun

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que dizer do Ulver? Depois do excelente Blood Inside de 2005, Kristoffer Rygg, Jorn Svaeren e Tore Ylwizaker retomaram os trabalhos e lançaram esta pérola em 2007. Em Blood Inside, o Ulver já havia demonstrado seu rompimento com o Black Metal de antigamente e fincava os pés em uma sonoridade muito mais atmosférica e sombria. Porém, em Shadows of The Sun, o Ulver praticamente sepulta o disco anterior, e se reinventa novamente, atingindo um nível de maturidade emocional em suas composições que facilmente os colocam como um dos grupos experimentais mais interessantes da atualidade. A sonoridade muito mais orgânica, limpa e (porque não?) sublime do álbum é capaz de nos transportar para além da imaginação: ouvindo com fone, praticamente ficamos absortos com as imagens sonoras oníricas que explodem nos ouvidos. A bolachinha ainda trás algumas surpresas: o cover de “Solitude”, do Black Sabbath, a utilização do teremin em duas faixas, e o mais de um minuto de absoluto silencio em “What Happened?”. Um clássico moderno.

Download

Guapo - Elixirs

sábado, 24 de janeiro de 2009

Bélissimo lançamento da Neurot Records desta excelente e prolífica banda inglesa, formada por Dave Smith, Daniel O'Sullivan e Kavus Torabi, que já participaram de diversos projetos da música de vanguarda, como o Sunn O))) e AEthenor. Aqui, o estilo é aquele que ficou conhecido como Post-Rock, mas na verdade, trata-se de uma banda madura e difícil de rotular. Com passagens que vão do Jazz Fusion até a música de vanguarda, passando por nuances dos primórdios do King Crimson, o ingleses do Guapo nos apresentam um belíssimo trabalho. Este álbum fecha a trilogia composta por Five Suns, de 2004 e Black Oni de 2005 de forma magistral.

Download


Denali - Denali

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Não tem como ouvir Denali sem pensar nem que seja por um instante em Portishead. Mas isso não significa que a banda de Maura Davis seja uma mera cópia da banda de Beth Gibbons, muito pelo contrário. Nas primeiras músicas do disco já é possível notar a personalidade da banda, que trânsita mais pela esfera do indie rock do que do trip-hop. A suavidade da voz de Maura Davis, juntamente com as melodias melacólicas, fazem da banda uma ótima trilha sonora para dias em que nada parece dar certo.

Four Tet - Rounds

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Variando entre o orgânico e o eletrônico, o Four Tet é uma banda de um homem só, complexa e hipnótica, que trabalha com a idéia de texturas musicais, ou música visual, geralmente associada com com o Post-Rock e o IDM. Este disco é um registro Lo-Fi em que podemos encontrar o groove eletrônico misturado ao minimalismo das melodias oníricas e atmosféricas. Para os fãs de música eletrônica que foge ao senso comum dos hits de pista, este é um prato cheio.

Link para baixar: http://www.megaupload.com/pt/?d=4IICQ2MI


Lali Puna - Scary World Theory

Após o término de sua banda L.B. Page em 1998, a vocalista Valerie Trebeljahr forma na alemanha o grupo experimetal electro pop Lali Puna. No ínicio Lali Puna iria ser um projeto solo da artista, mas com o tempo outros músicos abraçaram a idéia de construir músicas que tivessem o apelo pop, mas sem a obviedade do que circula no mass media da música. Lali Puna é música pop e ao mesmo tempo carrega a melancolia dos dias frios europeus. Neste disco de 2001 há uma música cujo nome é "Contratempo", onde a vocalista arrisca algumas frase em português.

Link para baixar:
http://rapidshare.com/files/41456883/Scary_World_Theory.zip.html